Competências profissionais
Pedagogia 6° semestre - Competências Profissionais.
O LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR
Profa. Ma. Adriana Rodrigues da Silva
Campo Grande/MS
20/11/2013
Lúdico deve ser usado como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades, além disso, é uma importante ferramenta. Na prática docente os benefícios para o processo ensino-aprendizagem dos educandos do primeiro ano do ensino fundamental. Limitando-se a identificar as facilidades e dificuldades para a incorporação do lúdico e quais os benefícios que o lúdico trouxe para as turmas do primeiro ano do ensino fundamental.
Tendo em vista que é grande a responsabilidade do educador para alcançar a aprendizagem dos educandos fazendo-se a integração dos conteúdos curriculares propostos com o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras), mas todos têm o direito de aprender e aprender com prazer o resultado será bem melhor. Assim, nesta perspectiva, os jogos lúdicos se assentam em bases pedagógicas, porque envolve os seguintes critérios: a função de literalidade e não literalidade, os novos signos linguísticos que se fazem nas regras, a partir de novas combinações de ideias e comportamentos, a ausência de pressão no ambiente, ajuda na aprendizagem de noções e habilidades.
Desta forma, existe uma relação muito próxima entre jogo lúdico e educação de crianças para favorecer o ensino de conteúdos escolares e como recurso para motivação no ensino às necessidades do educando.
Os jogos lúdicos oferecem condições do educando vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio e permitindo atividades físicas e mentais que favorecem a sociabilidade e estimulando as reações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas.
Entretanto que novas práticas pedagógicas implicam o uso de novas