Competencia Profissional
A competência profissional é um ramo da gestão de competência praticada pelo RH das organizações, onde assume um papel diferenciado nos tempos atuais, reposicionando sua forma de atuação em decorrência à mudança global das condições de mercado, tornando-se cada vez mais importante para conseguir que haja um direcionamento da energia das pessoas em decorrência das necessidades das empresas. Passa a ser um parceiro estratégico, o qual estabelece comunicação e dissemina a estratégia organizacional para todos os indivíduos. É também agente da mudança, num cenário organizacional que sofre constantes influências e necessita de adaptações rápidas para sobrevivência.
Neste contexto, os clientes, o mercado e os fornecedores têm dinamismo, exercem influência com igual capacidade na organização e funciona com intensa interação com o ambiente na qual estão inseridas; neste ínterim é incompatível com tal dinâmica de relações internas e externas, uma estrutura rígida de cargos, com atribuições pré-definidas. Sendo assim, o RH na função de gestão, tende a procurar valor no conhecimento tácito acoplado à identidade profissional do indivíduo, somados à sua competência pessoal/ social e funcional, a fim de dar importância às competências essenciais ao progresso da organização que também estimem ascensão do indivíduo.
A competência profissional é um conjunto de valores individuais que o tornam um diferencial na máquina empresarial, agregando qualidades, antes descartadas nas organizações, às estratégias de crescimento das empresas.
A representação do eixo das capacidades mostra o conjunto de conhecimentos e experiências estabelecidos e almejados, levando em conta o papel cumprido na organização, considerando caráter cumulativo de acordo com os níveis de complexidade. Já o eixo da complexidade demonstra o esperado para cada patamar de competência, o que cada indivíduo pode acrescentar ao negócio, determinadas nos desafios em níveis crescentes. O