Recursos Humanos
A Alamo Engenharia, uma das maiores empresas de manutenção predial e industrial do país, está usando a música como agente agregador de seus colaboradores. A Álamo que reconhece que sua eficiência depende, diretamente, do engajamento e motivação dos seus 1500 funcionários, inovou seu processo de gestão de pessoas criando um coral, cujo objetivo é promover a melhoria do clima organizacional, através da identificação e desenvolvimento das habilidades artísticas de seus participantes.
O projeto chamado “Quem canta seus males espanta”, começou em 2010 e está aberto a todos os colaboradores da empresa, que tem sede no Rio de Janeiro e em São Paulo, e atua em todo país. Os interessados passam por testes básicos de musicalidade e os ensaios semanais são realizados durante o horário de trabalho. O professor/regente e eventuais despesas de deslocamento para os ensaios são totalmente patrocinadas pela empresa.
A primeira apresentação do Coral foi realizada no mês de agosto de 2010, no Rio de Janeiro, e impressionou pela qualidade artística e pelo repertório apresentado, incentivando novos candidatos a participarem do projeto. “O Coral é a transposição da importância do trabalho coletivo para o nível artístico. Ou seja, o resultado depende da união de vozes de diferentes alcances e tonalidades, exatamente como na empresa, onde o resultado depende da atuação de cada funcionário, dentro de sua própria posição e habilidade, seja ela qual for”, comenta Isadora Dias, gerente de marketing da Alamo.
“Mas a grande vitória do coral”, analisa Isadora, “é a integração harmoniosa de colaboradores de diversas funções, que antes nem sequer se conheciam. A cada apresentação o coral nos ensina, na prática que a união de talentos é o caminho para o sucesso coletivo”.
Do repertório variado, composto de canções nacionais e internacionais, até as batas usadas pelos participantes, confeccionadas a partir de uniformes