Competência Profissional
Módulo 4 - Trabalho em Equipe
Dália Derner
Competências Profissionais Laureate · 29
30 · Competências Profissionais Laureate
Módulo 4
Trabalho em equipe
Dália Derner
INTRODUÇÃO
A noção de competência surgiu com a nova lógica do trabalho, caracterizada pela baixa previsibilidade da tarefa e intensa informatização, principalmente depois dos anos 1990, com a globalização da economia e o advento da internet. Nesse novo contexto, os profissionais têm assumido mais responsabilidades para as quais devem dominar ampla variedade de capacidades e conhecimentos.
Competência pode ser compreendida como a capacidade de mobilizar saberes e habilidades e manter atitudes adequadas diante de uma situação específica, de forma a encontrar uma solução e, por meio de uma ação, atingir o resultado esperado. A competência implica em um processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento (PERRENOUD, 1999; ZARIFIAN,
2001; LE BOTERF, 2003).
Zarifian (2001, apud MASCARENHAS, 2008) sugere três perspectivas a partir das quais a competência pode ser compreendida:
1. A responsabilidade pessoal que o indivíduo assume diante de situações produtivas.
2. A competência é exercida por meio da reflexão. É um exercício constante de distanciamento crítico e questionamento dos conhecimentos e capacidades mobilizados em cada situação.
3. A competência implica em interação e construção de relacionamentos com outras pessoas. O indivíduo deve se guiar pela inteligência prática do que está ocorrendo e articular-se com outras pessoas ao mobilizar suas capacidades.
De mesmo modo, Le Boterf (1994, apud CASTRO; KILIMNIK; SANT’ANNA, 2008), apoiando-se na tríade saber, saber-fazer e saber-ser, tece algumas considerações:
1. A competência não é “um estado” nem conhecimento que se possui, pois a experiência cotidiana nos tem mostrado que pessoas que dispõem de conhecimentos e capacidades nem sempre sabem mobilizá-los em situações de trabalho