folder
A figura do cuidado através dos tempos
“Cuidar é um ato que tem como fim primeiro permitir que a vida continue a desenvolver-se, e assim, lutar contra a morte do individuo, a morte do grupo e da espécie”. À medida que os humanos descobriam o que era bom e o que era mal, foram surgindo ao praticas de cuidados habituais compostas de coisas posteriormente erigidas e rituais, esses rituais foram confiados ao Xamã (feiticeiro) e depois ao sacerdote, e como mediador entre forças benéficas e maléficas.
“Esse papel de mediador foi se transformando, e lentamente, através de milhares de anos, deu origem à figura do medico, e assim surgiram diversos especialistas que sozinhos não conseguiam tratar dos doentes; com isso influenciou a pratica de enfermagem”.
O cuidar da idade media e influencia do cristianismo
A Idade Média constituiu um período histórico que se entende segundo, historiadores, do século V ao XVII. Inicia-se com a queda do Império Romano, no ano de 476. A queda do poder Romano foi seguida por um caos, pois a Igreja, recém-saída de sua longa clandestinidade, não conseguiu de pronto organizar-se nem aglutinar interesses então dispersos.
Mais ao se organizar a Igreja adotou três frentes: a luta pelo poder nas cidades com os Aristócrates e Monarcas, o desenvolvimento da vida monástica como alternativa para dar proteção aos homens e mulheres que sofriam como a insegurança do ambiente, e finalmente a organização e o patrocínio das Cruzadas como instrumento de aglutinação do Ocidente e recuperação da Terra Santa.