folder
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG ao nascer. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar, alimentação saudável. Todas as pessoas que convivem com doentes precisam ser examinadas. Se você conhece alguma pessoa que está com tosse há 3 semanas ou mais encaminhar para o posto de saúde.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Guia de Bolso – Ministério da Saúde – 8ª edição;
2. Folders das campanhas do Ministério da saúde;
3. Artigo: Musayón Y, Loncharich N, Salazar ME, David HML, Silva I, Velásquez D. O papel da enfermagem no controle da tuberculose: uma discussão sob a perspectiva da equidade. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet].
4. Artigo: De Souza Caliari. Juliano, Moralez de Figueiredo. Rosely. Trabalho realizado do Derpartamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil : Perfil de paciente com tuberculose internados em hospital especializado no Brasil.
5. Figueiredo Vendramini. Silvia Helena, Scatena Villa. Tereza Cristina, S. Geraldes Santos. Maria de Lourdes, Eli Gazetta. Cláudia: Aspectos epidemiológicos atuais da tuberculose e o impacto da estratégia do controle da doença. Rev. Latino-am Enfermagem 2007 janeiro- fevereiro.
3º período
INFECÇÕES
BACTERIANAS:
O que devemos saber!
TUBERCULOSE
Goiânia
2012
O QUE É TUBERCULOSE?
Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
AGENTE ETIOLÓGICO
O gênero Mycobacterium é constituído de várias espécies:
Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK).
Mycobacterium tuberculosis, Mycobacterium bovis Mycobacterium africanum, e Mycobacterium microti.
SINTOMAS
Pode ser assintomático;
Tosse por mais