Análise de empresa
Beleza, como já dizia o poeta brasileiro Vinícius de Moraes, é fundamental. Aparência jovem e bem tratada atualmente é cada vez mais fundamental. E cuidar e manter essa aparência, tanto para mulheres quanto para homens, nunca exigiu tanta atenção, nem deu tantos lucros.
Algumas análises apontam porque o setor mostra-se com grande fôlego e porque vem crescendo tão aceleradamente no mundo inteiro, comprovando não ser um mercado instável, mas sim com grandes possibilidades de crescimento interna e externamente. Afinal, nossos ancestrais já queriam parecer mais bonitos, e de lá para cá muita coisa evoluiu para ajudar a incendiar a obsessão humana pela aparência.
A Mary Kay é uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, e a marca de produtos de cuidados com a pele e maquiagem mais vendido nos Estados Unidos.
A empresa completou 50 anos em setembro e 15 de Brasil em junho e registrou faturamento global de US$ 3 bilhões em 2012. Suas vendas no Brasil aumentaram 60% em 2012 e a expectativa para 2013 é crescer 50%.
Sua principal ferramenta de atuação é o marketing direto, uma especialização do marketing, que envolve a utilização de técnicas de propaganda e venda que permitem atingir o mercado - alvo de forma muito mais dirigida e obter respostas diretas e mensuráveis, por essa razão, inclusive, diz-se que o marketing direto é um marketing de relacionamento. Explorar o conceito de banco de dados ajuda a explicar a força dinâmica que faz do marketing direto uma forma bastante eficaz de venda direta: seu objetivo é coletar informações significativas sobre prospects ou clientes para um relacionamento de marketing de longo prazo com sua empresa.
Diversas categorias de marketing direto podem ser utilizadas para um ataque tático ao mercado-alvo, a venda direta é uma delas e geralmente é função do departamento de vendas.
Entre as vantagens da venda pessoal está a possibilidade de personalizar mensagens. Além disso, o feedback é imediato na venda pessoal: