Axiologia Jurídica
Axiologia jurídica: os valores e o Direito
Do grego axio (apreciação, valoração), a axiologia é a parte da filosofia que estuda os problemasdos valores, como o bem e o mal, o verdadeiro, o justo. No caso da axiologia jurídica, é o estudodos valores jurídicos, na base dos quais está a justiça. O valor é o eixo em torno do qual toda aordem jurídica vai girar. O direito como valor é um fenômeno indiscutivelmente complexo.Compõe-se de pelo menos cinco dimensões: fato, valor, norma, ciência e poder. Desde o ponto devista filosófico, dentre essas cinco dimensões, o núcleo central, vital e básico é o valor. É que ovalor é sempre o ideal superior, a ser buscado por todos, quer sejam legisladores, executores,doutrinadores ou aplicadores do direito. Todas as finalidades do direito são, necessariamente,valores. Dentre os principais valores jurídicos estão a liberdade, igualdade, segurança coletiva,direitos humanos fundamentais e a justiça.
1.1.2 Axiologia jurídica
Axiologia jurídica é, naturalmente, o estudo dos valores jurídicos na base dos quais está a justiça. Recebepor isso, também as denominações de Teoria dos valores jurídicos, Teoria do direito justo, Estimativa jurídica, Teoria da justiça e outras.
Axiologia Jurídica
No 1º Período do Curso de Ciências Jurídicas, na matéria de Introdução ao Estudo doDireito, eu tive a oportunidade de tomar ciência acerca dos temas referentes a Axiologia,desde então sempre trago em mente esta palavra com todas as suas concepções, meufascinio pelo tema me inspirou a renomear o Blog com esta nomeclatura.Neste presente Artigo uma concepção mais abrangente do tema Axiologia, este pequenotexto não tem o objetivo de esgotar esta matéria tão ampla.Na parte da Filosofia que estuda os valores em seu caráter abstrato, sem considerar asua projeção nas diferentes ciências, denomina-se teoria dos valores ou axiologia.Axios, termo grego, que significa: Valor, apreciação, estimativa. Logia, termo