Competências profissionais do pessoal da escola
1) Aprender a participar ativamente de um grupo de trabalho ou discussão, a desenvolver competência interativa entre si e com os alunos. * Trabalho em grupo: habilidade, bom relacionamento, saber se expressar e argumentar, saber ouvir e compartilhar experiências para crescimento próprio. * Competência interativa: forma de comunicar-se e a capacidade de relacionar-se com as pessoas. * Um bom professor aprende no contato com os alunos, e são quanto maior for essa capacidade de aprendizado melhores professores serão.
2) Desenvolver capacidades e habilidades de liderança. * Liderança é capacidade de influenciar, motivar, integrar e organizar pessoas e grupos, afim de trabalharem para a consecução de objetivos. * Segundo Kurt Lewin, há três tipos de liderança -Autoritária: o dirigente decide tudo, sem ajuda da equipe -Democrática: a equipe discute as ações apontadas pelo líder e decide qual a melhor. -Laisser-faire: o líder é quase ausente, mas aparece na organização das atividades e na definição dos objetivos.
3) Compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares. * Por em prática a gestão participativa implica ter consciência de que as formas de organização mais comuns nas escolas são centralizadas, burocráticas e inibidoras da participação. * Por isso, é preciso mudar mentalidades, saber como introduzir inovações e como se instituem novas práticas.
4) Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão, da sala de aula. * Para boa parte das decisões a serem tomadas no cotidiano escolar, já existem normas, procedimentos e orientações a serem seguidas. Ex.: uma professora falta três dias seguidos sem avisar.
5) Conhecer, informar-se, dominar o conteúdo da discussão para ser um participante atuante e crítico. * Os professores precisam estar muito bem