competência
Jucele Grando 2
RESUMO
Diante das expressivas mudanças no meio organizacional, torna-se uma necessidade o aperfeiçoamento e a inserção de novas práticas de gestão. A gestão por competências surge como um meio de aproximar os objetivos individuais e organizacionais, apresentando um conjunto de alternativas alinhadas ao cenário moderno e competitivo das organizações atuais. O modelo propõe novos métodos à gestão de recursos humanos, integrando competência, desempenho e desenvolvimento. Este estudo de caráter exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, visa perceber as possibilidades, adaptações e restrições ao inserir esse modelo na administração pública, onde o assunto ainda é recente. Trata-se de um instrumento que poderá ser utilizado como parâmetro na identificação, alocação, mapeamento, desenvolvimento e avaliação de competências dos servidores públicos. Objetiva valorizar e aproximar as competências individuais às estratégias organizacionais. Neste sentido, este artigo, busca definir conceitos, métodos e técnicas do tema em questão, como seleção, mapeamento, desenvolvimento, remuneração e avaliação por competências no âmbito da administração pública.
Palavras-chave: Competência. Desempenho. Desenvolvimento
INTRODUÇÃO
O atual cenário competitivo aliado as crescentes mudanças, onde a busca por resultados é uma prática comum nas organizações, sejam públicas ou privadas, torna-se imprescindível buscar novos parâmetros de gestão adequados a esta nova realidade.
“A Gestão por competências tornou-se uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados (CARBONE, et al, 2006)”, proporcionando a gestão de pessoas uma opção ante aos modelos autoritários e paternalistas, que permite alinhar os objetivos individuais e organizacionais, através da integração da competência, mapeamento, desempenho e desenvolvimento.
Essa alternativa pode contribuir