Competência e Liderança
Competências
“Competência é um saber agir e reconhecido, que implica em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. (Fleury – 1999)
Podemos afirmar que gerir pessoas é uma ciência em constante evolução e repleta de desafios. Neste contexto, um modelo que vem se tornando cada vez mais notório nas organizações é a chamada gestão por competências, na qual o objetivo principal é melhorar o preparo dos colaboradores em busca de maior produtividade e adequação ao negócio, valorizando assim o capital intelectual da organização.
Com base nesta premissa, gerenciar competências significa coordenar e incentivar os colaboradores a reduzirem as lacunas (necessidades de melhoria), saber o que eles são capazes de executar (competências atuais) e entender o que a empresa espera deles (competências necessárias).
O termo "competência" pode ser representado por três propriedades correlacionadas, resumidas na sigla C.H.A. - Conhecimento, Habilidade e Atitude, assim definidos:
O conhecimento que são as informações, conceitos, ideias e experiências. As informações e os conceitos são obtidos no meio acadêmico enquanto ideias e experiências podem ser obtidas no decorrer da vida, tanto profissional quanto pessoal.
A habilidade que consiste em colocar o conhecimento em ação. Fazer uso de suas habilidades técnicas para a execução do trabalho, habilidades humanas para um bom relacionamento e habilidades conceituais para o desenvolvimento da organização.
A atitude que consiste em fazer as coisas acontecerem. Ter ações compatíveis para atingir os objetivos, aplicando conhecimentos e habilidades adquiridas.
Em sua palestra, o Sérgio Averbach apresentou o resultado da pesquisa “"CEOVISION: a survey in celebration of leadership", criando uma matriz das competências desejadas para o mercado:
Preço de