professor
Faculdade de formação de professores
07941342707 Curso de especialização em ensino de historia
Disciplina:Conhecimento cientifico, cultura e organização do currículo na educação básica
Professora: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira
Aluna: Maria José Ribeiro
– Trajetória de escolarização de um individuo, relacionado aos três estados da capital cultural do livro de Pierre bourdieu.
Tema: Trajetoria de escola, rigação de um individuo, relacionado a três estados da capital cultural
Este trabalho tem como finalidade, conhecer a trajetória de escolarização de um aluno que esta cursando a educação de jovens e adultos(EJA). Como desenvolvimento do trabalho, diz um pequeno histórico classe moralidade de ensino e uma entrevista com um dos alunos da turma GRJ6A (6º ano de escolaridade) da escola municipal Alberto Francisco torres, localizada no centro de Niterói.
Os objetivos da pesquisa são evidencia a historia de vida do aluno: Os motivos que os levaram a abandonar a escola na idade regular, as expectativas em relação à escola e ao seu futuro! No texto abaixo, apresento a análise das observações e a entrevista, entendendo que há uma grande diversidade geracional que permeia a sala de aula do EJA e a concepção de aprendizagem que vem sendo trabalhada nas escolas que atendem a este publico.
O perfil dos alunos da EJA.
O EJA atende alunos que não tiveram acesso a escola ou não concluíram os estudos na idade considerada certa. O EJA constitui-se como uma modalidade de educação oferecida aos indivíduos que por diversos motivos não estudaram, ou interromperam seus estudos no ensino fundamental ou médio, retornando a escola depois de algum tempo para iniciar o processo de escolarização ou dar continuidade os estudos.
Quando se fala de EJA e conseqüentemente, do perfil dos alunos, deparamos com uma clientela de diversas faixas etárias e com inúmeras historias de vida que trazem para sala de