Competencias
Rodrigo Puzinski Patricio Odinamar da Silva Costa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD 0190) – Prática do modulo I 27/06/12
RESUMO O presente trabalho tem como finalidade mostrar alguns pontos de competência, fundamentais e cruciais para o crescimento de uma organização. O foco passa a serem as pessoas e suas competências. Pontos de mera importância foram abordados, como classificações de atributos de competência, tipos de aptidões, habilidades e qualidades. Como forma de trabalho apresentado quatro tipos de competência, diferenciais, essenciais, básicas e terceirizáveis. O cenário de competência e empregabilidade. No entanto competência passa a ser o foco por crescimento e desenvolvimento de pessoas dentro e fora de uma organização.
Palavras-chave: Organização; Pessoas; Qualidade; Habilidade.
1 INTRODUÇÃO
A busca por pessoas treinadas e qualificadas esta cada vez mais efetiva. O modelo de competência torna-se um personagem principal de transformação e crescimento da organização.
Hoje o cenário, em uma organização esta mais efetiva, onde empregados são chamados e tratados como colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas se trata de discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais como as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.
Uma das áreas que vem crescendo, e cada vez mais reconhecida e buscada, é a gestão por competências, onde a qualificação e valorização do profissional fazem a diferença dentro da organização.
2 CONCEITO
2.1 CONCEITOS E DEFINIÇÕES:
2
A palavra competência de forma prática é utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa. Já a palavra incompetência (antônimo) trás não só a negativa dessa qualificação, mas também sentimentos pejorativos e depreciativos, sinalizando que a pessoa se encontra ou encontrará marginalizada do mercado de trabalho