Como a escola pode auxiliar no processo de inserção da criança na sociedade?
1. INTRODUÇÃO
Este artigo discute qual é a função social da escola no século presente, e o papel do professor na educação, de forma que este possa assumir como mediador e trabalhador social, na construção de uma sociedade mais equânime, na qual os educandos desenvolvam a criticidade.
Sem dúvida, o professor além de ser educador e transmissor de conhecimento, deve atuar o mesmo tempo, como mediador. Ou seja, o professor deve se colocar como ponte entre o estudante e o conhecimento para que, dessa forma, o aluno aprenda a “pensar” e a questionar por si mesmo e não mais receba passivamente as informações como se fosse um depósito do educador.
Percebemos então, que em relação à educação, o docente tem nas mãos a responsabilidade de agir como sujeito em meio ao mundo e de ensinar para seus educandos o conhecimento acumulado historicamente, dando-lhes a oportunidade de também atuarem como protagonistas na sociedade.
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui para a construção de uma sociedade pensante. Entretanto, para que isso seja possível, o docente precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender a ensinar.
Ensinar é uma responsabilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida.
A escola deve fundamentar seu trabalho no compromisso com a qualidade, no respeito à diversidade, na tolerância, na necessidade de reconhecimento, aceitação e pertencimento, na solidariedade, na participação, na autonomia e na liberdade.
Além da preparação para cidadania e para o trabalho, a função social da escola consiste na formação de seus alunos para a convivência na cultura global, a partir do desenvolvimento das capacidades de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
2. O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES
Saviani (2003) ao defender uma pedagogia crítico-social dos