Metodos ageis
Juliane Oliveira
Lenon Bortoli
Marcelo Brião
Samir Bravo < samir_portuga@hotmail.com>
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Curso de Sistema de Informação – Câmpus São Jerônimo
Rua Antonio de Carvalho, s/nº - Esquina com a RS 401 – São Jerônimo - RS
26 de setembro de 2011
RESUMO
Este artigo irá mostrar a metodologia FDD – Feature Driven Development que é utilizado no gerenciamento e desenvolvimento de softwares, onde iremos conhecer seu histórico, características e funcionalidades.
Palavras-chave: FDD, Métodos Ágeis, Feature Driven Development.
ABSTRACT
This article will show the methodology FDD - Feature Driven Development which is used in management and software development, where we know its history, characteristics and features.
Key-words: FDD, Agile Methods, Feature Driven Development.
1 INTRODUÇÃO
Os métodos ágeis surgiram pela necessidade que alguns desenvolvedores foram percebendo de ter metodologias de desenvolvimento de software mais eficientes e ágeis do que os métodos tradicionais. Foi a partir desta necessidade que um grupo de pessoas envolvidas com metodologias de desenvolvimento de software reuniu-se e formaram uma aliança para desenvolvimento de software, e este grupo deu início a um manifesto que formulou alguns critérios que são considerados adequados para o que eles procuravam.
Deste manifesto surgiu um novo conceito para desenvolvimento de software que foi chamado de Métodos Ágeis, e seguindo esta linha foram surgindo vários processos baseados neste novo conceito de oferecer flexibilidade e capacidade de implementar as mudanças que podem surgir durante o processo.
FDD foi um dos processos que foram desenvolvidos para atender este novo conceito de metodologia ágil. Este tipo de metodologia, o FDD (Feature Driven Development) possui características que os caracteriza e o difere das outras metodologias, apresenta vantagens e também desvantagens que