Etf - exchange traded fund
FUNDOS BM&FBOVESPA
Eficiência. Eficiência. Transparência. Transparência. Flexibilidade. Flexibilidade. Em um único investimento. Em um único investimento.
Você sabia?
O que é Exchange Traded Fund (ETF)?
É um fundo de investimento em índice, com cotas negociáveis em bolsa, como se fossem ações. O ETF busca obter desempenho semelhante à performance de determinado índice de mercado e, para tanto, sua carteira replica a composição desse índice, de acordo com regras determinadas por regulação específica. São também conhecidos como trackers.
O ETF é gerido pelo administrador do fundo e reflete o desempenho de um índice de mercado.
ETF: uma história de sucesso recente
O Exchange Traded Funds é exemplo de uma história de rápido sucesso no mercado internacional. O primeiro ETF – em português, Fundo de Índice Negociado – foi lançado em 1989, nos Estados Unidos, com o objetivo de refletir o comportamento do S&P500. Na American Stock Exchange e na Philadelphia Stock Exchange, era negociado com a denominação Index Participation Shares. Na década de 1990, o produto chegou ao Canadá, com base nos índices TSE 35 e TSE 100. Em 1993, a Standard & Poor’s lançou o Standard & Poor’s Depository Receipt (SPDR), conhecido na época como Spider. Em 1996, foi a vez do Barclays Bank (Reino Unido) lançar o World Equity Benchmark Shares (WEBS) que, em seguida, recebeu o nome de iShares MSCI Index Fund Shares. Desde lá, essa nova forma de investimento se faz presente, cada vez mais, nos principais mercados financeiros do mundo como Hong Kong, Alemanha, Japão, Espanha, Cingapura, Brasil e México.
Por que investir em ETF? Quais são as vantagens do produto?
Ao investir em um ETF, aplica-se, ao mesmo tempo, em uma carteira de ações. Ou seja, ao adquirir um ETF, o investidor “leva para casa” uma cesta com papéis de diferentes companhias que, juntas, reproduzem um determinado índice, diminuindo, dessa forma, a probabilidade e o risco de perda que corre