Como um líder pode facilitar no processo de mudanças no ambiente interno de trabalho
TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Administração
Como um líder pode facilitar no processo de mudanças no ambiente interno de trabalho
Eliane de Souza
Élida Cristina de Souza Xavier
Marina Machado Garcia
Barbacena, Minas Gerais, Brasil
2013
Sumário
1.Introdução 2 .Desenvolvimento 3.Conclusão 4.Referências Bibliográficas
Resumo
Desde os primórdios, quando a criatura humana começou a viver de forma gregária, alguns indivíduos começaram a se destacar usando de sua força decidia o futuro e as ações dos demais. A figura do chefe, do líder, do comandante era decidida, como acontecia no reino irracional, pelo poder de derrotar os mais fracos e de se mostrar como o mais forte, mais hábil e mais capaz. No clã, na tribo ou na família o que detinha a força, decidia o mecanismo de ações que influenciariam os demais.
Depois da revolução industrial, da revolução feminina e do movimento hippie, muitos valores acabaram sendo deixados ao longo do caminho; e na atualidade, envoltos pela cultura hedonista, consumista, capitalista, imediatista e imersos em plena era da nanotecnologia, a criatura humana observa assustada as hercúleas transformações, que acontecem de momento a momento e de forma tão radicais. A mudança que atinge a criatura em seu microuniverso também ocorre em uma escala maior, bombardeado toda a sociedade. E dentro deste contexto de mutações, as organizações, que estão inseridas no organismo social, se veem obrigadas a se adaptarem para alcançar seus objetivos.
Recorrendo as eras primitivas, sentimos a necessidade – como a sempre sentimos – de indivíduos diferenciados que por sua capacidade de aplicar conceitos como resiliência, alteridade e ressignificação, possam conduzir um grupo a um maior desempenho de suas funções dentro da instituição organizacional. Já não nos serve a força e a imposição. O líder moderno se destaca pela sua inteligência, no sentido