PRINCÍPIOS DA PRUDÊNCIA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
PRINCÍPIOS DA PRUDÊNCIA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
Santa Luzia
Abril de 2011
Jaqueline Pimenta Ramos
PRINCÍPIOS DA PRUDÊNCIA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade da
Cidade de Santa Luzia – FACSAL, para a disciplina
Teoria da contabilidade do 3º período do curso de
Ciências Contábeis, ministrada pelo professor José
Eustáquio Giovaninni.
Santa Luzia
Abril de 2011
O princípio do denominador comum monetário ou Atualização Monetária
Este princípio expressa a dimensão essencialmente financeira (o termo é utilizado agora na acepção de homogeneização monetária) da Contabilidade, na tarefa que esta tem de homogeneizar para o usuário das demonstrações contábeis, elementos de ativo, de exigibilidades e de patrimônio líquido, de tão diferentes naturezas, pelo Denominador Comum Monetário, que é sua avaliação em moeda corrente do País.
O Principio da Atualização Monetária dispõe sobre o reconhecimento nos registros contábeis da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional. Nele é enfatizada a questão de que não se trata de uma nova avaliação, sendo assim considerada inadequada a expressão correção monetária.
Atualização Monetária é o nome que se dá no Brasil para os ajustes contábeis e financeiros, realizados com o intuito de se demonstrar os preços de aquisição em moeda em circulação no país (atualmente Real), em relação ao valor de outras moedas (ajuste cambial) ou índices da inflação ou cotação do mercado financeiro (atualização monetária propriamente dita). Em economia é também chamado de “Correção Monetária”, ou seja, um ajuste feito periodicamente de certos valores na economia tendo em base o valor da inflação de um período, objetivando compensar a perda de valor da moeda.
No Brasil, com o advento do Plano Real (1994), que vetou a “Correção Monetária de balanços” houve a mudança da denominação do principio. A antiga era “Princípio da Correção