Princípíos contábeis
Curso Técnico de Administração
Contabilidade Gerencial
Professor
Princípios Contábeis
Betina Boneberger Lopes
Guaíba, 3 de setembro de 2012
Introdução: O presente trabalho solicitado pelo professor Leandro, da disciplina de Contabilidade Gerencial, tem como justificativa elaborar uma pesquisa sobre os Princípios Contábeis. O objetivo do mesmo será ampliar nossos conhecimentos a respeito dos sete Princípios da Contabilidade, que são: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Atualização monetária, Competência e Prudência. O estudo destes princípios é de relevante importância para a execução de trabalhos que envolvem a contabilidade e para facilitar nosso entendimento a cerca do componente curricular de Contabilidade Gerencial.
Princípios Contábeis
Os princípios contábeis ou contabilísticos surgiram à medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas. Além de orientar e fundamentar a Contabilidade, tais princípio tem por principal função registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Considerando o patrimônio da entidade como objeto da contabilidade são identificados sete princípios da contabilidade, que são:
1 - Princípio da Entidade
2 - Princípio da Continuidade
3 - Princípio da Oportunidade
4 - Princípio do Registro pelo valor original
5 - Princípio da Atualização Monetária
6 - Princípio da Competência
7 - Princípio da Prudência
1. Princípio da Entidade:
O princípio da Entidade faz referência ao Patrimônio que será administrado, estudado, avaliado, constituindo-se em elemento autônomo em relação aos detentores do capital aplicado, nesse mesmo patrimônio. Ou seja, independente do Patrimônio pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas ou uma sociedade, o patrimônio dos sócios não se confunde com o da empresa, que no caso chamamos de entidade.
2. Princípio da Continuidade: O Princípio da Continuidade pressupõe que a