Atps comportamento organizacional
UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Comportamento Organizacional do 1º ano do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera – UNIDERP.
Professora. Ma. Yaeko Ozaki
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
Introdução
Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações, investigando as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas, processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Eficiência, eficácia e efetividade são conceitos que confundem muita gente.
Eficiente é a pessoa preocupada em realizar suas tarefas, resolvendo os problemas inerentes a ela. Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial.
A eficácia, por sua vez, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência.
A pessoa eficaz, não raro, refaz a atividade até sentir-se superando as limitações identificadas no início. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas certas. Seu foco é no resultado, independente do esforço e tempo despendidos, que também costuma otimizar, junto com os demais recursos. Ser eficaz significa correr uma parcela maior de risco para fazer o que precisa ser feito.
Efetividade é o conceito que congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia.
Ser efetivo é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência). É fazer de forma certa