Família e sociedade
“A Evolução da Família na sociedade através dos tempos”
Conceito da Família:
Segundo Dicionário Aurélio 8ª edição, entende-se que são grupos de pessoas ligados pelo mesmo parentesco ou afinidade (pai,mãe e filhos) que adquirem valores morais e cívicos e vivem na mesma casa.
A família sofreu mudanças significativas no seu comportamento durante a sua história
Cronologia da Família:
-Na era primitiva o homem viu a necessidade de viver em grupo para sua sobrevivência. Iniciou-se então a evolução das famílias em cada tempo.
Família Medieval (modelo extenso) : Todo parentesco e criados sob o mesmo teto; Criança vista como ser produtivo , mulher sem privacidade e afetividade. Conservação dos bens através da linhagem familiar.
Família Burguesa ( modelo nuclear/ tradicional) : O pai autoridade máxima na casa , o capitalismo forte influencia , a criança protegida, privacidade da família , mulher doméstica e afetiva.
Família Camponesa (modelo rural) : Longe da cidade, alta mortalidade, sem conhecimento, sociedade pequena, casavam-se perto dos 30 anos e mulher trabalha no campo e cuida da casa.
Família Contemporânea :Mulher conquista trabalho, direitos e deveres civis. O homem passa a dividir tarefas domésticas e atenção com os filhos. Cresce o individualismo e a falta de atenção no lar.
Diferentes Configurações Familiares : As famílias apresentadas em nossa sociedade, a exemplo de casais que se formam de um ou mais divórcios incluindo filhos biológicos ou não, homens ou mulheres que firmam sociedade afetiva, porém preferem morar em casas separadas. Preservando contudo, a individualidade de cada um e a permanência da relação. Surge um novo modelo de família na sociedade;:
Famílias Monoparentais
Famílias casais homossexuais
Família agregamento ou agrupadas
Compreensão da Família Atual Pós Transformações:
-A família passa por várias transformações históricas dos padrões antigos ao modernos. Os conceitos