A familia e a sociedade
Assim que o homem compreendeu que ao se agrupar, seria possível melhorar suas condições de vida, começou a estabelecer os primeiros conceitos de sociedade, decidindo e criando regras no lugar em que vivia. Criou então padrão de comportamento, divisão de tarefas, diretrizes de responsabilidades, ordem para conduzir seu crescimento no mundo.
O desenvolvimento obedecia: influência interna (família) sobre a externa (grupos sociais em crescimento) normas de conduta para melhor compreensão do ser, observando aquilo que as famílias estabeleciam como solução para o comportamento geral.
Diante dos diversos assuntos abordados no curso de Bacharel em Teologia, e diante da exigência de trabalhar um desses assuntos na monografia de conclusão de curso, optamos por uma abordagem sobre "A Família e a Sociedade" Ë Possível Gerar Uma Família Estruturada Em Uma Sociedade Sem Estrutura? "
A importância da família e principalmente de seus adeptos e membros; visando educar e formar cidadãos conscientes de seu papel sociais e coletivo; deixa a mostra o confronto entre desestruturação social ( legalização do aborto, das drogas, casamento gays, mídia em franca corrupção ) e padrão moral ( a família como base ). O contexto da célula familiar define bem a responsabilidade e os limites que essa geração precisa e deve respeitar.
Para trabalhar esse tema, julgamos necessária a compreensão do que vem a ser uma “Sociedade Sem Estrutura”, para isto, abordaremos algumas questões acerca da sociedade contemporânea. Nesta abordagem estaremos desenvolvendo o ciclo evolutivo da sociedade dentro do contexto da relação Estado e Sociedade, Cultura e Sociedade, A Influência da Comunicação, O Homem e a Sociedade. E por fim, A Família, Sua Origem, Estrutura E Função. De posse desses dados podemos identificar a realidade que nos cerca com relação entre fatores originados