Praticas de físi
Relatório
Prática 5 : Equilíbrio
Disciplina: Física Experimental para Engenharia Professor: Anderson Aluna: Natália Medeiros do Nascimento Matrícula: 343338 Turma: 28A
Fortaleza, 23 de maio de 2012.
Objetivos:
- Determinar o peso de um corpo através da resolução de um sistema de forças; - Medir as reações nos apoios de uma viga bi-apoiada, quando uma carga móvel é deslocada sobre a mesma; - Verificar as condições de equilíbrio
Material:
(1ª parte) - Massas aferidas (duas de 50g); -Estrutura de madeira; -Massa Desconhecida; -Balança Digital; -Transferidor montado em suporte; -Material para desenho (papel, régua, esquadro e transferidor). (2ª parte) - Massa aferida de 50g;- Dinamômetros de 2 N; - Estrutura de suporte; - Barra de 100cm de comprimento.
Introdução teórica
Equilíbrio de uma Partícula Forças são grandezas vetoriais. Quando duas ou mais forças atuam sobre uma partícula, o seu efeito é o mesmo que o efeito da força resultante. Utilizando a regra do paralelogramo, conforme a figura abaixo, vemos como essa partícula se movimenta:
Dizemos que partícula está em equilíbrio quando as forças atuantes apresentam resultante igual à zero, isto é, a aceleração é zero, portanto, não há alteração em sua velocidade. De acordo com Newton, se uma partícula está em equilíbrio num referencial inercial, então ela está em equilíbrio em qualquer outro referencial inercial. Além disso, se uma partícula está em equilíbrio, ela pode estar parada (equilíbrio estático) ou em um MRU (equilíbrio dinâmico) conforme o referencial .inercial escolhido. Equilíbrio de Corpos Rígidos O equilíbrio nos corpos rígidos acontece quando duas situações forem satisfeitas: * Quando a força resultante que atua sobre o corpo for nula; * Quando a soma dos momentos das forças que atuam sobre o corpo em relação a qualquer ponto for nula.
Procedimento( 1ª parte)
1 - Suspenda um peso P 1=100gf no