como sõo tratados os Idosos
Judy Lin | 07 de janeiro de 2010
Quando as pessoas envelhecem em aldeias tradicionais em Fiji, família e amigos cuidar deles em casa até seus últimos dias. Na América, os idosos são mais tipicamente enviados para lares de idosos - um contraste que pode parecer insensível, até mesmo cruel. Mas as maneiras pelas quais as sociedades em todo o mundo tratar a sua extensão idosos um leque vasto e variado, de acordo com Jared Diamond, professor da UCLA de geografia e fisiologia.
Professor Jared Diamond.
Por isso difere drasticamente de cultura para cultura é uma questão intrigante que Diamante, 72, um autor premiado com o Pulitzer de "Guns, Germs, and Steel: The Fates das sociedades humanas" e destinatário de um "gênio" Prêmio Fundação MacArthur, é atualmente pesquisando. Recentemente, ele compartilhou alguns de seus pensamentos sobre o assunto com um público de pé só quarto-no auditório Neuroscience Research Building, em uma palestra, "Honra ou Abandono: Por que o tratamento do Idoso variam tanto entre as sociedades humanas?"
A idéia de que é da natureza humana para os pais a fazer sacrifícios para os seus filhos e, por sua vez, para os seus filhos adultos a sacrificar por seus pais idosos - acaba por ser uma "expectativa ingênua", disse Diamond. Esta hipótese, segundo ele, ignora inegáveis conflitos de interesse entre as gerações.
Do ponto de vista do senso comum, "Pais e filhos tanto querem uma vida confortável - há limites para os sacrifícios que eles fazem para o outro." E a partir de uma perspectiva científica - a seleção natural - Diamante observou: "Ele pode, em algumas circunstâncias ser melhor para as crianças a abandonar ou matar seus pais e para os pais a abandonar ou matar seus filhos. "
Essas circunstâncias incluem muitas vezes comoventes realidades da vida - desde a ameaça de fome entre as tribos indígenas para as escolhas difíceis