trabalho
Sinônimos: Dilatação de uma pupila; Pupilas de tamanhos diferentes; Olhos/pupilas de tamanhos diferentes
Anisocoria é o tamanho diferente das pupilas. A pupila é a parte preta no centro do olho. Ela é maior à luz fraca e menor à luz forte.
Causas
O uso de colírios é uma causa comum de alteração inofensiva para o tamanho da pupila. Outros medicamentos que atingem os olhos, incluindo medicamentos usados em inaladores para asma, podem alterar o tamanho da pupila.
Outras causas de tamanhos diferentes da pupila podem incluir:
Aneurisma
Sangramento intracraniano causado por lesão na cabeça
Tumor cerebral ou abscesso
A pressão excessiva em um olho causada por glaucoma
Pressão intracraniana aumentada
Infecção das membranas que envolvem o cérebro (meningite ou encefalite)
Cefaleia hemicraniana
Convulsão (diferença no tamanho da pupila pode permanecer até muito tempo depois de terminada a convulsão)
Tumor, massa ou gânglio linfático no tórax superior ou gânglio linfático que cause pressão sobre um nervo pode causar sudorese diminuída, uma pupila pequena ou pálpebra caída em todo o lado afetado (síndrome de Horner)
Midríase é a dilatação da pupila em função da contração do músculo dilatador da pupila. Seu contrário, ou seja, a contração da pupila, é conhecida como miose.
A dilatação do diâmetro pupilar pode ser produzida por algumas drogas, como por exemplo atropina, alguns tóxicos, substâncias de abuso tipo cocaína, álcool, lsd e também podem estar relacionadas a lesões cerebrais focais, (por exemplo, do tronco encefálico) ou pode ser uma das reações temporárias de remédios para a síndrome do pânico.
É usual em animais como o boi a caminho do abate ao perceberem o que ocorre com seus companheiros de sina mais a frente no corredor da morte.
Também a dilatação das pupilas é conhecida popularmente como sinal de interesse amoroso da pessoa a observar o pretendente.
Miose não deve ser confundida com meiose, que é o processo de