Como se comportar em apresentacoes
Movimentar-se /andar:
A proximidade com a platéia provoca um a empatia positiva e uma correspondente sinergia (ou cooperação) do apresentador com o público. É importante cuidar para não dar as costas a audiência.
Utilizar gesticulação adequada: tudo, no que se refere a comunicação, deve ser natural. Durante a exposição, as mãos devem ter gestos coerentes com as palavras, de tal modo que o que se fala tenha mais sentido para quem ouve. Não se deve, por exemplo, introduzir as mãos nos bolsos, falar de braços cruzados, apoiar-se na mesa ou tribuna, ficar balançando o corpo ou com o corpo inclinado. Os gestos (mãos) devem ser expressivos- mas não exagerados-, pois convencer a audiência também depende de certa dramaticidade. Lembre-se: o apresentador deve comportar-se como um ator!
Ter cuidado com o olhar:
Não se deve fixar o olhar em um ponto único ou em uma única pessoa da platéia, para não provocar constrangimento a um participante ou a um grupo de participantes. A posição do corpo e dos olhos não deve indicar excesso de humildade ou qualquer vestígio de arrogância ou prepotência por parte do apresentador.
Dar exemplos, ilustrar:
É muito importante que se relacione o assunto exposto com casos práticos ou situações reais, a fim de que a verdadeira importância dos aspectos apresentados seja assimilada pela