Resenha do livro superdicas para falar bem
Resenha – Livro Superdicas para falar bem
O livro Superdicas para falar bem tem como intuito trazer, a todos, dicas de como se comportar em apresentações em público e até mesmo conversas do dia a dia. Trata-se de um livro simples e objetivo, porém com ótimas propostas para ser um bom comunicador.
Reinventar a vida é oque o livro sugeri logo no início. Reinventar e refazer o percurso da comunicação é a ideia do autor.
A ideia do livro constitui em saber conversar, em conseguir prender a atenção ao falar, e também em saber ouvir. Fazer colocações nos momentos apropriados. Demonstrar bom humor, mas não a ponto de perdermos o respeito, e sim usá-lo de acordo com a situação, ambiente e cultura. Aprender a lidar com os próprios defeitos e usá-los a nosso favor.
Nos alerta sobre os vícios da comunicação, como o uso excessivo de né?, entende?, percebe?, que podem deixar a apresentação maçante e fazer com que o ouvinte desvie o foco.
Fala sobre a gentileza que, geralmente, caminha junto com a educação. E também sobre ser natural. Saber usar técnicas, mas sem tornar-se artificial. Demonstrar domínio sobre o assunto para passar credibilidade aos ouvintes.
O autor ensina que antes de iniciarmos uma apresentação, ou abordarmos um determinado assunto, devemos levar em consideração algumas características dos ouvintes: O nível intelectual, a faixa etária e o conhecimento. Adaptar sua mensagem de acordo com o grupo que irá ouvi-la, e se for necessário improvisar.
Um ponto bem interessante do livro é quando o autor aborda o tema “achismo”, que geralmente é muito comentado. O fato de utilizarmos as colocações eu acho, eu acredito, eu suponho, podem passar a impressão de que não estamos convictos com relação ao que estamos falando, no entanto, quando utilizado em situações que sabemos que