metodos de pesquisa
Unidade II
Nesta unidade, apresenta-se a linguagem da pesquisa e da metodologia, passando pelo processo de escrita e descrição de fatos, explicando a normalização. É abordada a importância da norma e de sua utilização para compor um trabalho acadêmico, ou seja, do uso da metodologia em trabalhos acadêmicos, além de apontar os procedimentos para aplicá-la. Segue-se com uma apresentação acerca dos elementos que constituem um trabalho acadêmico, bem como se oferecem endereços eletrônicos para consulta.
5 metodologia, A linguagem da pesquisa
Neste momento, estabelece-se a metodologia como linguagem da pesquisa científica, especificamente voltada para o fazer acadêmico, diferentemente do que foi feito nos tópicos precedentes, cuja finalidade era tornar o texto mais convidativo e o assunto mais acessível. Para tanto, os produtos acabados e desmontados da Unidade I mostraram, quando perscrutados com espírito curioso, operações de método com necessário acompanhamento e suporte metodológico, pois, se num primeiro momento há aparente banalidade, obviedade dos objetos e fatos (as coisas são assim mesmo, dão-se desse modo diante de todos e em toda parte), do ponto de vista científico, é preciso consultar os limites e as possibilidades da invenção, da descoberta, isto é, do fazer, embasando os dados propriamente ditos.
5.1 A ABNT
Começamos com as principais perguntas a respeito da atividade acadêmica na vida do estudante, associadas às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pelas normas, e, por fim, apresentam-se exemplos.
Não são comentadas todas as normas da ABNT, posto que estejam no rol dos materiais de referência, como dicionários, enciclopédias, atlas, devendo estes ser utilizados sempre que se necessitar de seu conteúdo, não havendo cabimento na exigência de memorização do conteúdo dessas obras. Dessa forma concorda-se com Medeiros (2007):
O objetivo aqui não é transcrever