METODOS DE PESQUISA
INTRODUÇÃO 00
METODOS DE PESQUISA 00
METODOS DE ABORDAGEM : 00
METODOS DE PROCEDIMENTO: 00
BIBLIOGRAFIA 00
CONCLUSÃO 00
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho é analisar os métodos de pesquisa. Descreve-se dois grandes grupos de classificação: MÉTODOS DE ABORDAGEM (base lógica da investigação) e MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS (esclarecem as técnicas adotadas).
METODOS DE PESQUISA
A Metodologia é o estudo dos métodos. As etapas a seguir num determinado processo.
Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Os métodos de pesquisa são classificados da seguinte forma:
Métodos de Abordagem
Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.
Todo homem é mortal (premissa maior)
Pedro é homem (premissa menor)
Logo, Pedro é mortal (conclusão).
Método indutivo: método empirista, o qual considera o conhecimento como baseado na experiência; a generalização deriva de observações de