A pesquisa e seus métodos
METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
PESQUISA E SEUS MÉTODOS
A humanidade hoje e como sempre sedenta de saber buscou avanços em torno do conhecimento e por isso cada vez mais procurou o aprofundamento nos mais diversos assuntos. O que estudamos ou pretendemos estudar tem como início a pesquisa. Para o estudo de algo, logo se tem o processo de pesquisa sempre realizado com o intuito de buscar as respostas que não se tem.
As definições do termo pesquisa variam muito de autor para autor. De acordo com Carvalho (2011, p.63) ”Pesquisa é uma atividade humana cujo propósito é descobrir respostas para indagações ou questões significativas que são propostas.”
Devido a importância do trabalho científico, a pesquisa torna-se nada mais nada menos que o pilar principal de qualquer projeto científico. Uma pesquisa rica em informações consequentemente tornar-se-á um proveitoso objeto de estudo. A pesquisa faz com que possamos construir uma realidade baseada em fatos que vão além do que já conhecemos. Isso faz com que sempre sejam descobertos novos dados, faz com que a pesquisa seja interminável e contínua. O estudo arrasta-se de muito longe até os dias atuais. Isso se chama continuidade.
O processo de desbravamento da cultura humana, deve ser conceituado em algo já existente. Teorias são os pressupostos ideais para dar início ao processo de pesquisa. Sem a descoberta de novas respostas estaríamos sujeitos a estagnar no tempo e espaço, tornando assim a cultura totalmente atrasada.
Uma pesquisa deve ser orientada segundo os seus tipos. Dependendo do olhar do pesquisador, pode haver uma diferença entre as mesmas. Pode usar a linha de pesquisa exploratória, que segundo Gil (1999, apud CARVALHO, 2011, p.65) “[...] a pesquisa exploratória é desenvolvida com o objetivo de proporcionar visão geral, do tipo aproximativo, acerca de determinado fato.”
A pesquisa descritiva tem como