metodos de pesquisa
Vicente Keller
A definição dos métodos de pesquisa a serem utilizados tem por objetivo assegurar a confiabilidade e a credibilidade do estudo realizado.
1. TIPOS DE PESQUISA
Será adotada a classificação preconizada por Gil (2010) que subdivide os tipos de pesquisas quanto aos seus objetivos e quanto aos procedimentos técnicos utilizados.
1.1 Classificação Quanto Aos Objetivos
a) Pesquisa exploratória: reúne informações para definição do problema e das hipóteses. Ex.: pesquisas qualitativas.
b) Pesquisa descritiva: descreve as variáveis do objeto (problema) da pesquisa. Ex.: pesquisas de perfil do consumidor, pesquisa de preços.
c) Pesquisa causal/explicativa: lista hipóteses de modo a estabelecer relações de causa e efeito. Ex.: verifica a eficácia da propaganda sobre as vendas de um certo produto ou serviço.
1.2 Classificação Quanto Aos Procedimentos Técnicos Utilizados
As pesquisas classificadas quanto aos procedimentos técnicos são muitas, e a opção por uma delas dependerá do problema e dos objetivos definidos, cabendo ao pesquisador, portanto, ponderar qual a mais adequada ao estudo que desenvolve. Nas próximas subseções serão abordados alguns dos principais tipos.
Pesquisas qualitativas e quantitativas
Na pesquisa, os métodos a serem utilizados para o alcance dos resultados são muito importantes e classificam-se em Qualitativos ou Quantitativos. Os Métodos Quantitativos são utilizados quando se deseja mensurar o objeto em estudo. Para tanto, é necessário o uso de recursos estatísticos e levantamento de tendências; parte-se de uma amostra e, após os resultados, busca-se generalizá-los para toda a população. Os Métodos Qualitativos são empregados quando se pretende abstrair a realidade, captar a subjetividade dos indivíduos; têm caráter descritivo, tendendo a analisar os dados intuitivamente.
As pesquisas quantitativa e qualitativa diferem, portanto, umas das outras, uma vez que as primeiras se utilizam