Émile durkheim e max weber.
CURSO: BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO
RESUMO
VIDA, OBRA E METODOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER.
Macapá – AP
OUTUBRO DE 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
CURSO: BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO
ACADÊMICA:
ALESSANDRA DE SOUZA OLIVEIRA 01.201112004
RESUMO
VIDA, OBRA E METODOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER.
Trabalho apresentado a disciplina de Sociologia do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, como requisito de avaliação do segundo semestre, sob a orientação do prof. Richard Leão.
Macapá – AP
OUTUBRO DE 2011
ÉMILE DURKHEIM
Escritor e sociólogo, nasceu em Epinal, na província da Alsácia , em 15 de Abril de 1858, e morreu em Paris, em 15 de Novembro de 1917, encontra-se sepultado no Cemitério do Montparnasse, Paris na França.
Descendente de uma família judia. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Ainda moço decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrário, uma vida bastante secular. Em sua obra, por exemplo, explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos.
Considerado um dos fundadores da Sociologia Émile Durkheim realizou estudos na França e na Alemanha, conseguiu desvincular a Sociologia da Filosofia Social e coloca-la como disciplina científica rigorosa.
Fundou a Escola Francesa de Sociologia. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social, fundou também a Revista L’ANNÉE SOCIOLOGIQUE, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo todo.
Graças a Durkheim e seus seguidores a sociologia fortaleceu-se.
Suas principais obras foram: * Da Divisão do Trabalho Social (1893); * Regras do Método Sociológico (1895); * O Suicídio (1897); * As Formas Elementares de Vida Religiosa (1912); * Educação e Sociologia; * Sociologia e Filosofia; * Lições de Socilogia (obra póstuma)
Partindo