Comportamento infantil - porque as crianças mordem
Morder para se expressar.
Nem sempre as mordidas são sinal de agressão, elas podem representar várias emoções. Veja como lidar com essa situação.
Em um ambiente com muitas crianças, algumas tendem a ficar com uma excitação excessiva, em razão do processo de socialização, e as mordidas podem aparecer com mais frequência. Outras razões também podem intensificar esse impulso, como desejo não atendido, uma rotina pouco estimulante, ou outros estímulos que aumentam a ansiedade da criança. Lidar com o fato não é fácil. Repreendendo, simplesmente, o professor está impedindo a criança de se expressar. Para conduzir a situação é importante entender o que há por trás desse comportamento e depois conhecer algumas orientações especificas. A psicopedagoga Daniela Alonso dá algumas orientações praticas de como o professor pode proceder.
Por que as crianças mordem?
Como as crianças pequenas não se expressam com desenvoltura por meio de fala, as mordidas são, muitas vezes, formas que elas encontram para se manifestar, ou descobrir, sensações. Mordendo elas demonstra irritação, raiva, frustração, mas também alegria, euforia ou excitação. Isso mesmo, a mordida nem sempre está relacionada a um fato negativo. Ela é também uma forma de aliviar a tensão, a ansiedade e a euforia.
O que causa a ansiedade.
Procure refletir as situações oferecidas durante as aulas. Uma serie de fatores pode gerar ansiedade nas crianças, entre elas:
• A escassez de brinquedos
• Atividades pouco estimulantes
• Falta de espaço para as atividades
Entenda a fase oral.
Entre 1 e 2 anos e meio, a criança inicia a chamada “fase oral.” Sua relação com os objetos e com as pessoas se estabelece através da percepção oral, levando à boca tudo que encontra, como se ela estivesse experimentando, degustando o mundo.
Quando é sinal de agressão?
A mordida é um sinal de agressividade quando a criança só utiliza esse recurso para demonstrar suas emoções. Ou,