Festival de Dança de Joinville
RESUMO
Um dos mais importantes festivais de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville, sediado na então conhecida cidade das flores, Joinville, a maior cidade do estado de Santa Catarina, é sem dúvida um marco para a dança catarinense, e um expoente para a dança a nível mundial. Neste trabalho a história do festival, seu surgimento, sua relevância para a dança e para a arte serão abordados através de conteúdo resultante de pesquisas realizadas por meio de material escrito e áudios, denotando quão importante e relevante tem sido este festival, não somente para Joinville e Santa Catarina, mas para o Brasil e para o mundo.
Palavras-chave: Dança. Festival. Arte.
1 INTRODUÇÃO
O Festival de Danças de Joinville, um evento que começou no ano de 1983, inicialmente com a intenção de ser uma mostra, um intercâmbio de dança e dançarinos, atualmente é considerado pelo Guinness Book como o maior festival de dança do mundo. O festival vem promovendo a dança em suas diversas manifestações e vertentes, não somente a um elevando nível profissional, como também transpondo barreiras culturais, levando a dança às praças, fábricas, ruas, escolas, atingindo as mais diversas camadas sociais.
Através de diversos eventos como competições, mostras, workshops, oficinas, seminários, cursos, e outros, o festival abre espaço para dançarinos das mais variadas expressões artísticas, dentre as quais se destacam as danças clássicas, contemporâneas, culturais, de rua e regionais.
Mais de 6.000 participantes de todas as regiões do Brasil e de outros países são reunidos neste evento, com audiência de mais de 200.000 pessoas. Grandes espetáculos são montados, com companhias de dança de excelência e renome se apresentando em seus palcos, propiciando à comunidade local, visitantes e os próprios participantes, apreciarem o melhor da dança a nível internacional.
2 FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
2.1 SURGIMENTO DO FESTIVAL
A