Como falar em público
Boa noite! Meu nome é Fábio e eu vou falar para vocês sobre como se apresentar em público, como fazer uma boa apresentação, como se comportar diante de uma plateia e como finalizar uma palestra de forma vigorosa. Então vamos aos pontos que abordarei nesta apresentação: - Medo de falar em público; - Como usar emoção na sua fala para obter melhor resultado; - Como falar de forma que todos compreendam, modulando a velocidade da fala; - Saber como utilizar sua expressão corporal - Como finalizar seu discurso
Falando então do medo de falar em público, eu diria que tem gente que tem mais medo de morrer do que de falar em público. Você é capaz de dominar esse medo, só é preciso saber sobre o assunto que você vai abordar e ser confiante em suas ideias. Só assim você conseguirá driblar esse medo. No entanto, toda vez que for falar em público você deve estar atento à alguns aspectos importantes, falarei sobre eles à seguir.
Para que haja uma apresentação são necessários cinco componentes básicos:
- a pessoa, o apresentador;
- a voz do apresentador;
- vocabulário e gramática;
- expressão corporal;
- o discurso.
A primeira coisa que não deve deixar de existir no apresentador é a naturalidade. Seja você mesmo. É claro que você precisa escolher as palavras que vai utilizar em seu discurso, mas isso não impede que você mantenha a naturalidade. Se você é uma pessoa séria, mantenha a seriedade diante da plateia. Assim você não corre o risco de tentar ser o que não é, pois todo mundo perceberá que você está interpretando um personagem, e não é isso que queremos. Queremos a naturalidade.
Outro ponto importante é que o apresentador deve ter emoção em sua fala. Deve estar envolvido com o tema, e diante de uma apresentação em público, verificar a intensidade de sua voz, pois a intensidade também transmite emoção.
A velocidade com que se fala também deve ser observada. Há pessoas que falam muito rápido, estressando a plateia. Outros