FSCA
Disciplina: Ética e Filosofia
Ética e a Profissão Forense
Conceito de Ética
Ética é o conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A Ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética embora não possa ser confundida com as leis, esta relacionada com sentimento de justiça social.
A ética e constituída por uma sociedade com base nos valores histórico e culturais. Do ponto de vista filosófico, a ética e uma ciência que estuda os valores e princípios Moraes de uma sociedade e seus grupos.
Exemplo: Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientifica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.
Conceito de antiético
É a falta de caráter as relações interpessoais dentro de um ambiente organizacional desprovidos de princípios morais.
Exemplo:
Um exemplo disso foi o advogado de Suzane Richthofen, o doutor Mario de Oliveira Filho.
Que em uma entrevista ao fantástico aconselhou Suzane a mentir e a simular um choro, que contraria os princípios éticos da advocacia. ( Suzane e acusada de matar os pais, Marisia e Manfredo Von Richthofen)
Profissão Forense
É conhecida como Psicologia Forense ou Psicologia Jurídica é uma divisão da Psicologia juntamente com a área do direito criminal.
É uma área que procura atribuir um perfil Psicanalítico dentro da criminologia. Também podem ser aderidos aos termos: Psicopatologia ou Psicanálise Forense.
Dentro dessas áreas podem ser estudados casos:
- Transtorno de personalidade;
- Psicopático e Sociopático ;
- Personalidade anti-socia l;
- Personalidade criminosas ;
- Crimes sexuais entre outros.
Relatório da Investigação da renda dos Desembargadores
No inicio de 2011, a inspeção feita pelo