Como falar em público
1. Expressão corporal
← Gestos: é intrínseco ao ser humano enquanto fala, por isso evite movimentos dispersivos e exagerados. ← Postura: se tratando de um homem, as pernas deverão ficar separadas lateralmente, evitando movimentos pendulares (vaivém). Para mulheres, recomenda-se que fique um pé à frente do outro. ← Olhar: a comunicação visual tem um efeito instantâneo na sua forma de comunicar. Para facilitar essa comunicação, alterne o olhar em blocos. Ora à frente e à direita, ora atrás e à esquerda, assim contemplará toda a sua plateia.
Evite: ← Colocar as mãos nos bolsos durante muito; ← Cruzar os braços; ← Gesticular abaixo da linha da cintura; ← Unir as mãos em posição de prece; ← Ficar com as mãos presas, segurando uma à outra por muito tempo; ← Olhar para cima, para os lados ou para baixo, sistematicamente; ← Encarar um único grupo ou pessoa da audiência;
2. Organização da fala
A organização do discurso teve inicio com Platão e Aristóteles, sendo o segundo o que dividiu em partes a elaboração da fala. São elas: prólogo; episódio; epílogo. Para fins didáticos dividiremos em: Início; introdução; mensagem; conclusão.
a) Início: o momento inicial de um discurso definirá todo o restante porque neste ponto o comunicador terá que conquistar a atenção e a simpatia do ouvinte. Elementos do Início: ← Saudação: analise em primeiro lugar o público que se dirige, cumprimente o ouvinte com um simples “boa noite” ou como mais se sentir à vontade. ← Apresentação: é a forma de estabelecer o primeiro contato, apresente o nome, um breve histórico profissional e pessoal. ← Tema: deixe claro o tema e o assunto que será tratado ← Duração: é interessante informar aos seus ouvintes o tempo da sua apresentação, mas não é obrigatório.
b) Introdução: existe para chamar a atenção dos ouvintes para o que será abordado na mensagem. Elementos introdutórios: