Como Montar E Administrar Bares E Restaurantes
Percival Maricato
Cap01- Para conhecer o setor.
A ideia Inicial
Construir ou administra um bar ou um restaurante não se aprende na escola. O ato de administrar é muito complexo, não é tão simples como costumamos ver, historias de grandes empresários de sucesso, e com isso motiva pessoas a entra no ramo, que pensão ser simples e de sucesso rápido, mas os fracassos, dificuldades e erros não se mostram. O mercado de bar e restaurante de fato tem grandes chances no Brasil, e milhares de brasileiros sonham em abrir seu próprio estabelecimento nessa área, muitos já tiveram, estão tendo ou terão essa oportunidade. Os bares, restaurantes e similares estão entre os empreendimentos mais numerosos, em meio aos 3 milhões de micro e pequenas empresas do Brasil, muitas das quais funcionam informalmente. Entre esses inúmeros estabelecimentos os que se destacam são aqueles tidos como “diferenciados”, aqueles que oferecem um produto, serviço, decoração ou qualquer outro atributo de qualidade superior. Na cidade de São Paulo existem cerca de 1.500 desses estabelecimentos, que chegam a 8 mil em todo o Brasil, o mercado é muito disputado.
Os pequenos empresários montam seus estabelecimentos sem conhecimento e termina aprendendo na pratica, com os erros e acertos. O objetivo desse trabalho é justamente abranger múltiplos aspectos da montagem e administração de bares e restaurantes a auxiliar quem pretende entrar no setor ou já esta na área.
Os diferentes tipos de estabelecimentos O Brasil abriga um universo variado de bares e restaurantes, de diferentes tipos de comidas, Japonesas, Italianas, Portuguesas, entre outros, foram trazidas pelas correntes migratórias, tendo como exceção a cozinha francesa que ainda preza pela tradição, qualidade e renome. Sem contar a influencia do EUA, que desenvolveram os fast-foods, com sanduiches ou pratos de rápido preparo e consumo. Em São Paulo, aumenta a cada dia o número de churrascaria