Como ler textos filosóficos
SÃO 4 ETAPAS:
1°Delimitação da unidade de leitura; contínuo 2°Analise textual:primeiro contato;Esclarecer: autor,vocabulário, fatos históricos,outros autores, doutrinas
3° Analise temática: segunda abordagem; determinar tema, problema, tese, secundárias
4° Analise interpretativa: terceira abordagem; pensamento geral, cultura geral, pressupostos, comparação, critica, coerência, originalidade e maturidade.
O QUE É FILOSOFIA?
A filosofia não produz nada material e não tem importância direta na vida do homem, auxiliando o homem a pensar objetivamente sobre as coisas, repensar sobre o que sabe, investigar, abrindo caminho para a mudança.
A filosofia é a investigação pautada pela razão em busca da totalidade das coisas, tendo três características a sua visão do mundo: busca dos princípios; explicação racional, abarcar a totalidade das coisas.
A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA
É difícil definir a importância da filosofia. Saibamos primeiramente que o pensamento filosófico consiste em questionar as coisas que existem em sua origem, consiste em perturbar a ordem da rotina construída pelas crenças e conformismos que o homem comum deixa controlar sua vida.
A filosofia, ao contrário da física, não apresenta resultados práticos e nem produz bens materiais, nada que o homem encontrar nas prateleiras de lojas é produto da filosofia. Contudo, a filosofia forneceu as bases para que tudo isso fosse construído, pois tudo que é ciência hoje, foi um dia filosofia.
A psicologia, por exemplo, quando ainda englobava apenas especulações sobre a mente, a alma, o pensamento, ou seja, não tinha nenhuma base científica que comprovasse suas teses, era uma filosofia. A partir do momento que “verdades” foram sendo descobertas com os estudos sobre a mente, o comportamento e o homem é que a psicologia deixou de ser filosofia e passou a ser psicologia.
Mas e se o homem não tivesse a curiosidade de descobrir o como as coisas funcionam, questionar de onde elas