Leituras Filosóficas
Kassiano Ricardo de Moraes Ribeiro
Universidade Federal do Maranhão
São Luís-MA
O trabalho consiste em abordar reflexões sobre a prática de leituras filosóficas, bem como a compreensão destes textos, tais como: O Mito da Caverna, fragmentos da obra de Platão, Discurso do Método Sobre a Origem das Coisas, de René Descartes e uma sucinta leitura do livro Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí, na tentativa de estimular a leitura reflexiva-crítica dos alunos do 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Governador Edison Lobão-CEGEL, em São Luís-Maranhão. Através de experiências vividas pela execução do subprojeto “Leitura Filosófica” do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), tornou-se possível elaborar um trabalho didático-metodológico, com o precípuo objetivo de nortear os alunos na “desconstrução” e “reconstrução” do pensar filosófico diante dos textos abordados em sala de aula, buscando assim, relacionar com o cotidiano dos mesmos e levando-os a compreender o contexto social em que estão inseridos.
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Reflexão; Filosofia.
1 INTRODUÇÃO
O ensino da Filosofia é apreendido através de atividades, pautadas na leitura e na escrita, e proporciona ao indivíduo chegar ao exercício reflexivo-crítico que eleva-o ao patamar da capacidade cognoscitiva de pensar. Essas atividades muitas vezes nos parecem simples, mas se não forem bem ministradas e exploradas, podem se tornar um emaranhado de palavras complexas e sem sentido. O ensino de Filosofia ministrado nos cursos de Licenciatura vem proporcionar aos estudantes embasamento teórico-prático, para se chegar a um entendimento mais aprofundado e imbricado com a tradição filosófica e seus pressupostos teóricos.
A prática de leitura dos textos filosóficos estimula o desenvolvimento de habilidades que facilitam o diálogo nos mais diversos níveis de