Fichamento do livro: A luta pelo Direito
Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito
Professor: Milton Correa Filho
Aluna: Caroline Rodrigues Coutinho
Turma: 110 1º DIV
Fichamento do Livro
A luta pelo Direito
Macapá-AP
31. 03. 2014
IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. Tradução de João Vasconcelos – 23ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
Fichamento
Prefácio
A ideia fundamental do meu trabalho é, segundo me parece, tão incontestavelmente justa e irrefutável que consideraria perdido o tempo que gastasse a defendê-la contra aqueles que a combatem. (P. VIII)
Deixando ao próprio escrito o encargo de convencer o leitor da exatidão da ideia que ele defende - limitar-me-ei aqui a fazer um duplo pedido àqueles que se julgam provocados para me refutar. Pedir-lhes-ei primeiramente que não comecem por desnaturar e falsear as minhas ideias, [...] eu não preconizo por forma alguma a luta pelo direito em todas as contendas, mas somente naquelas em que o ataque ao direito implica conjuntamente um desprezo da pessoa. (P. IX)
O segundo desejo que exprimo é que aquele que quiser seriamente tomar conhecimento da minha teoria, experimente opor à fórmula positiva de conduta prática que ela desenvolve uma outra fórmula positiva: verá em breve como falha. (P. IX)
Introdução
A paz é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que se serve para o conseguir. [...] A vida do direito é uma luta: luta dos povos, do Estado, das classes, dos indivíduos.
Todos os direitos da humanidade foram conquistados na luta; todas as regras importantes do direito devem ter sido, na sua origem arrancadas àquelas que a elas se opunham, e todo o direito, direito de um povo ou direito de um particular, faz presumir que se esteja decidido a mantê-lo com firmeza.
O direito não é uma pura teoria, mas uma força viva.
Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se