Como educar filhos em uma nova sociedade
Referência: MARTINS, José Filho; CAPELATTO, Ivan, Cuidado, Afeto e Limites: Uma Combinação Possível, editora: Papirus, 2009.
Como enfrentar o desafio de educar crianças e adolescentes no mundo de hoje, transmitir valores morais e contribuir para o desenvolvimento da personalidade de cada um, sem autoritarismo? Em “Cuidado, afeto e limites: Uma combinação possível”, Ivan Capelatto e José Martins Filho debatem o tema e mostram que a sociedade atingiu um grau de violência insuportável porque os pais não assumem o papel de educadores.
Logo no início do livro, os autores defendem a ideia de que a cultura atual não fornece a referência do que é ser pai e mãe ou de quem é a responsabilidade do cuidado com a criança e o adolescente.
Para os autores, a permissividade, a falta de limites e de responsabilidade, somadas à terceirização dos cuidados, afetam o desenvolvimento não apenas do indivíduo, mas da própria sociedade, ou seja, estamos criando uma sociedade cada vez mais permissiva e violenta, na qual as pessoas tomam suas decisões sem levar em consideração as responsabilidades sociais. Outro ponto debatido é a filosofia pregada pela sociedade atual sobre a liberdade como valor primeiro e a noção de que o importante é ser feliz a qualquer custo. A sociedade foi se constituindo e formando gente com esse tipo de necessidade. Assim, estamos chegando a um ponto em que as pessoas fazem de tudo para conquistar o prazer: avançam o sinal, querem tomar o que acham que lhes faz falta e não aceitam limites. Para Capelatto, um dos autores o que predomina é a ideia do prazer, da erotização. Isso é oferecido, de forma totalmente exposta e sedutora. São inúmeras as drogas que trazem prazer. Para ele, a concepção do prazer é vendida de pessoa para pessoa, de propaganda em propaganda, assim como o corpo e a estética.
Outro fator de destaque no livro é a questão da terceirização do cuidado com a criança. Tanto Martins quanto