Artigo
RESUMO
Este papear comenta um pouco sobre a importância da relação que a família tem com a escola. Apesar de o assunto ser bem discutido, há conflitos existentes em todas as fases, e tem a necessidade da família se fazer mais presente, pois ela tem um papel fundamental na aprendizagem e no conhecimento, sendo assim indispensável, contudo não podemos colocar culpa só na família, isto é uma forma de cessar o problema.
Palavras-chave: Família. Escola. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho e sobre o relacionamento da família na escola, mais concretamente a família é considerada a primeira agência educacional do ser humano e é responsável, principalmente, pela forma com que o sujeito se relaciona com o mundo, a partir de sua estrutura social. E objetivo desse trabalho demonstrar que a família pode andar sempre junta com a escola, quanto maior o vínculo que os pais ou responsáveis estabelecem com o processo de escolarização dos filhos, maiores são as chances de esses sujeitos obterem um bom desempenho escolar, de modo a alcançar, até mesmo, os níveis mais elevados do sistema de ensino, como o acesso ao ensino superior.
2 A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA
A noção de família está presente nos diferentes contextos sociais e em diferentes épocas históricas. Falar em família nos remete a pensar em um grupo ordenado composto pelos seus membros, em que cada um desempenha um papel específico. A família desempenha papel fundamental no que se refere à transmissão dos valores e comportamentos nas diferentes classes sociais, uma vez que ela possibilita a incorporação do hábito primário. (Antes do século XVII, os valores e os conhecimentos relacionados às práticas profissionais e morais eram apreendidas, em sua maioria, no seio dos grupos familiares. De acordo com Elen Campos Caiado (2011) ''A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos