A educação e a familia
Toda criança, adolescente e jovem têm tem direito a ser criado e educado no seio de uma família, em ambiente seguro e afetivo. Essa afirmação revela o desejo da maioria das pessoas quando o assunto é família.
O processo educativo começa muito cedo. Assim que nasce, a criança passa a construir sua identidade e sua personalidade. Por isso, os maiores especialistas em pedagogia infantil recomendam que a criança comece a freqüentar escola desde muito jovem porque dessa forma ele passa a relaciona-se com outras crianças e a experimentar situações em que nos vivemos em casa.
A família tem sido considerada o ambiente ideal para a educação de crianças pequenas. Essa é a posição de alguns sistemas educacionais que sustentam que a responsabilidade da educação dos filhos, particularmente quando pequenos, e da família, e assume um papel de meros substitutos dela, respeitando as metas embutidas nas praticas familiar.
Outros sistemas assumem uma perspectiva diferente e, por defenderem uma partilha de responsabilidades entre família e comunidade ou estado, tomam para si funções educativas especificas segundos diferentes argumentos: compensação de carências econômicas e/ou culturais, especificidade das aprendizagens escolares, liberação do individuo do peso de culturas particulares.
O objetivo das famílias ira certamente refletir no processo ensino-aprendizagem e no contexto escolar no qual o aluno convive.
A falta de acompanhamento família pode ser um grande agravante para causa problema de aprendizagem, relacionamento, comportamento, entre outros fatores, que vem dificultando o desenvolvimento de uma criança dentro do contexto escolar.
Na infância e na adolescência a influencia do lar e do meio social, são de suma importância, pois são fases do desenvolvimento do ser humo que precisam de muito cuidado e atenção. Assim como cada aluno tem sua individualidade eles