Como chegar ao sim
Insista em critérios e Objetivos
Alunos: Daniel Carlos Monteiro Pinto
Leandro Arêas
Sinval Danilo Duarte Nicolato
Vinicius Rosback
Insista em Critérios e Objetivos
Por mais que exista o conhecimento e a compreensão de ambos os lados de certa negociação, quase sempre existe a dura realidade de interesses conflitantes. Em nenhuma conversação e discurso de medidas estratégicas existirá “ganhos para todos’’.
Decidir com Base na Vontade é Oneroso
Tipicamente os negociadores resolvem tais conflitos através da barganha posicional, em outras palavras o uso substancial de negociações movidas a emoções, o negociador insiste em certos critérios de sua concessão para levar vantagem no negócio. Como por exemplo, “o preço é R$ 50,00 e acabou”. Nenhuma negociação tenderá ser eficiente ou amistosa se você jogar a sua vontade contra a do outro e um dos dois tiver que se curvar ou entrar em desvantagens.
Vantagens de usar critérios objetivos
Uma negociação baseada em princípios produz acordos sensatos, amistosos e eficientes. Quanto mais forem aplicados padrões de imparcialidade, eficiência ou mérito científico à um problema específico, maior será sua probabilidade de produzir uma solução final sensata, justa e coerente .Quanto mais você e o outro lado referirem se aos precedentes, maior será as chances de beneficiar se da experiência passada.
Elaboração dos critérios objetivos
Padrões Justos
Em todo o tipo de negociação a ser empregada os objetivos serão alcançados e você terá melhores resultados se houver uma melhor preparação antecipada. Desenvolvendo alternativas e refletindo sobre as negociações os resultados terão uma base mais concreta. Para garantir um acordo sensato os critérios objetivos na negociação deverão ser independentes de vontades como deverão ser legítimos e práticos.
Procedimentos Justos
Para termos um resultado podem ser usados padrões justos para questões substantivas ou procedimentos justos para interesses