Como chegar ao sim
Antes de qualquer coisa, todos os negociadores são pessoas, e negociação e pessoas estão presente em nosso cotidiano, fazem parte de nossa vida, ou seja, no trabalho, na família, no convívio diário.
O tema negociação não é recente, o que acontecia, é que as pessoas não se preocupavam com isso, e deixavam as coisas “acontecerem”, mas agora a maior parte dos seres humanos sabe que precisa se preparar para tudo que for fazer em sua vida, e assim precisamos nos preparar para negociar. Podemos estudar sobre o tema, aprender técnicas e dicas, para nos deixar mais informados e seguros para conseguir sempre, uma melhor solução.
Estudos desenvolvidos por muitos especialistas sobre negociação expressam diferentes pontos de vista sobre este assunto, como por exemplo: Roger Fischer, no livro Como Chegar ao Sim.
O autor expõe a arte da negociação, e nos mostra como todos somos negociadores, embora não seja fácil conduzi-la, o livro trata da negociação baseada em princípios, ou seja, conseguir aquilo que se tem direito, agindo de maneira sensata, justa, que atenda os interesses de ambas as partes.
COMO CHEGAR AO SIM
A arte de negociar faz parte do dia-a-dia das pessoas e não somente das organizações. Para atingir um objetivo, seja na vida pessoal, seja na profissional, as pessoas precisam negociar e não impor uma decisão.
Segundo Roger Fisher, uma das maiores autoridades mundiais em negociação, existe sete elementos-chave em uma negociação, que podem servir tanto à fusão de duas empresas no Brasil como um tratado de paz entre países do Oriente Médio.
O primeiro deles é a comunicação. Não é possível negociar sem uma comunicação eficaz. O segundo é o relacionamento entre as partes. Elas se vêem como inimigas ou estão trabalhando conjuntamente para resolver um problema? A negociação será melhor se ambas as partes acreditarem que buscam resolver uma preocupação comum e devem descobrir como lidar com suas diferenças. O terceiro