Comentários da administração
A - RESUMO DA NORMA INTERNACIONAL
1 - Os Comentários da administração sob a ótica das normas internacionais de contabilidade
As Normas Internacionais de Contabilidade não requerem a apresentação do relatório “Comentários da Administração” como parte integrante das demonstrações financeiras. A IAS 1 (revisada) define como sendo componentes das demonstrações financeiras: demonstração da posição financeira, demonstração do resultado abrangente, demonstração das mutações do patrimônio liquido, demonstração do fluxo de caixa e notas explicativas.
Com relação a IASB, na IAS 1.13 é comentado que muitas entidades apresentam, fora das demonstrações financeiras, uma revisão da administração que explica o desempenho, posição financeira e principais incertezas, seguindo o que pode ser incluído neste relatório:
(a) Fatores e influenciadores que determinam o desempenho financeiro;
(b) As fontes de recursos da entidade e suas metas de correlação entre passivo e patrimônio líquido;
(c)Os recursos da entidade não reconhecidos no balanço patrimonial.
2 - Minuta do IASB sobre comentários da administração
Essa minuta estabelece uma estrutura conceitual para ajudar a administração na preparação e apresentação dos Comentários da Administração, com o objetivo de acompanhar as demonstrações financeiras preparadas de acordo com a IFRS, com conteúdos úteis para fins de tomadas de decisão.
Usuários
Deve ser levado em consideração quais informações incluir nos comentários visando as necessidades dos provedores de capital (existentes e potenciais), sendo eles os principais usuários das demonstrações financeiras.
Período de Abrangência
Os comentários da Administração devem explicar as principais tendências e fatores que poderão afetar o desempenho futuro e desenvolvimento da entidade. Não devendo apenas apresentar informações e fatos do presente, mas também sobre o passado e o futuro da entidade.
Objetivos
Proporcionar