saneamento básico
A saúde humana é sujeita a fatores tanto internos, inerentes a genes passados através das gerações, como externos, associados ao ambiente que nos cerca. Quando um humano vive em um ambiente que cause danos a seu corpo, certamente, podemos afirmar que esse ambiente é, no mínimo, insalubre, ou seja, atenta contra sua saúde. Um exemplo comum que podemos citar é a poluição de fontes de água doce com agentes inorgânicos e orgânicos. Como vemos em nossa sociedade contemporânea, medidas seriam tomadas para evitar a poluição da água e procedimentos usados para garantir que a água seja potável. Nesse contexto citamos o saneamento básico que, de forma simples, é um conjunto de medidas que visam prover um ambiente mais propício à vida humana.
2. Justificativa
Existem diversas maneiras de resguardar os humanos do ambiente em que vivem. O saneamento básico é um dos modos. Seria inviável, econômica e socialmente, para uma nação não prover um ambiente sadio a sua população. Sendo assim, o saneamento básico entra como recurso para prevenir os problemas causadores de doenças. Assim como é fundamental para a população saber quais leis gerem seu país, entender o que é saneamento básico, quais suas vantagens, desvantagens e atribuições de seus governantes perante o compromisso de oferecer condições mínimas de saneamento.
3. Objetivo
Relatar os conhecimentos adquiridos em relação a saneamento básico. As informações foram obtidas através de seminários executados por alunos de graduação do curso de Ciências da Natureza - Licenciatura. Entre os dados coletados estão definição de saneamento básico, suas vantagens e desvantagens para a população em geral. Além disso, fotos de locais da cidade de Uruguaiana-RS foram exibidas evidenciando locais com e sem saneamento básico. Esse recurso foi usado como meio para aproximar o tema das discussões efetuadas em sala de aula.
4. Material e Métodos
As informações usadas nesse relatório se baseiam nos seminários realizados