Relatório sobre o documentário "A Última Hora"
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL
ALUNA: LARISSA LEILANE FONTES DE LIMA
RELATÓRIO SOBRE O DOCUMENTÁRIO “A ÚLTIMA HORA”
ARACAJU,
AGOSTO DE 2013
O RELATÓRIO
O documentário se inicia mostrando a situação atual do Planeta, através de desastres “naturais” como tsunamis, o Katrina, desmatamentos, fome, miséria, lixo, etc. A partir de tal demostração, os especialistas explicam o que há de errado e a guerra pela sobrevivência que está por se iniciar.
Um dos comentaristas alega que o meio ambiente irá sobreviver, nós é que corremos o risco de não sobreviver ou podemos viver num mundo em que não queremos viver. Alega-se que não se trata de questões tecnológicas ou do excesso de dióxido de carbono, assim como não se trata apenas de desperdício. O problema é, fundamentalmente, cultural.
Durante o curso do documentário, por vezes, é possível sentir falta da conclusão de um pensamento, mas nada que comprometa o entendimento da mensagem que se pretende transmitir ao telespectador.
O título do documentário é bastante sugestivo. “A Última Hora” passa a ideia de que esta é a nossa última chance, o último momento que temos para agir. O planeta é nossa casa, e nós é que devemos cuidar dele. Ao invés disso, fazemos do planeta uma bagunça, poluímos, sujamos, esgotamos recursos naturais, etc. Para que ainda consigamos recuperá-lo, precisamos repensar e mudar nosso modo de vida.
O documentário nos mostra que precisamos mudar nossas atitudes ou o mundo não terá salvação. Ao assisti-lo, temos a noção do quanto poderemos mudar os impactos ambientais através de nossa maneira de viver. Usar bicicletas como meio de transporte, economizar água, luz, etc.