comentario critico
Freinet propôs, finalmente, uma pedagogia do bom senso, pela qual a aprendizagem resulta de uma relação dialética entre ação e pensamento, ou teoria e prática.
A Pedagogia Freinet é uma prática libertadora, uma vez que os problemas da vida e da prática social são discutidos em grupos e avaliados cooperativamente para realização e reorganização do trabalho em conjunto. favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da linguagem, da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Essas técnicas são momentos de um processo de aprendizagem, que ao partir dos interesses da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação do conhecimento.
Freinet realizou avanços e conquistas importantes no campo da educação com foco nas crianças, destacando seus princípios, técnicas e sua função social, trazendo grande contribuição. Respeitar a individualidade, estimular a criatividade e providenciar melhores circunstãncias para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem são atitudes importantes para o educador que tem compreendido as invariantes pedagógicas formuladas por Celestin Freinet.
Apesar de ainda não atuar como docente, sou totalmente a favor da sua pedagogia, pois através do seu método participativo é despertado na criança, a afetividade, o senso de responsabilidade, o senso cooperativo, a sociabilidade e a autonomia reflexiva.
Suas técnicas
Freinet desenvolveu toda uma pedagogia, com técnicas criadas e baseadas na experimentação e documentação, que oferecem à criança instrumentos para desenvolver seu conhecimento e sua ação.
As